msgbartop
msgbarbottom

  Mini Multi Teste

Mini Teste

Este é um circuito muito útil e bem simples, que pode ser usado para testes de componentes eletrônicos e circuitos. Como multímetro pode-se utilizar este circuito para: – testes de continuidade, teste de resistência, testes de diodo e capacitor.

Neste circuito o LED acende somente quando as pontas L1 e L2 estão em curto-circuito ou a corrente flua. Este fato será usado para testar os componentes.

Componentes
Resistores
R1 Resistor 68Kohms, 1/2W
R2 Resistor 330Kquilo, 1/2W
R3 Resistor 1Kohms, 1/2W
R4 Resistor 680 ohms, 1/2W
R5 Resistor 22 ohms, 1/2W

T1 Transistor (BC107)
T2 Transistor (AC128 ou AC188)
LED

Testes

Teste de continuidade: Ligue as duas pontas nos pontos entreonde quer testar a continuidade , se o LED acende! os pontos são eletricamente contínuos.

Teste de resistência: Este circuito pode testar até resistores de 10K. Se o LED acender, resistor é bom de outra forma defeituosa.

Teste de capacitores: capacitores eletrolíticos quando colocado entre L1 e L2 o LED deve mostrar brilho momentaneamente. Se o LED brilha contínua, o capacitor está com defeito.

Teste de Diodo: Um diodo bom irá produzir um brilho em uma única direção. Se um diodo produzir brilho em ambas as direções, ou em nenhum sentido, o diodo está com defeito.

Teste da bobina do transformador: Um enrolamento de transformador bom deve brilho LED, mas em caso de “circuito aberto” bobina defeituosa, o LED não acenderá.

[Fonte]



Escrito por: em Instrumentos de medição Tags: # ,


Comentários:

  1. |

    Muito bom, gostei!

  2. |

    eu quero fazer um cursso de électronica apartir de lá, estou em angola sou tecnico de informatica (hardware e software), electronico no mesmo tempo quero aumentar a minha esperiencia.