msgbartop
msgbarbottom

  Módulo Wireless XBee

Módulos XBee

A MaxStream, um fabricante de componentes para comunicações sem fio, criou uma linha chamada XBee. O XBee é um pequeno, mas completo, transmissor/receptor ZigBee. Há duas versões disponíveis na MaxStream: o XBee e o XBee PRO. São versões parecidas e perfeitamente compatíveis entre si. A única diferença reside na potência de transmissão: 1 mW para o módulo XBee e 63 mW para o módulo XBee PRO. O alcance do produto final depende da potência de transmissão, porém este não é o único fator a ser levado em consideração. Deve-se pensar no consumo de corrente. 1 mW consome cerca de 45 mA enquanto 63 mW engole 270 mA. Com isso, podemos esquecer o uso de baterias para alimentar o circuito e consequentemente muitas aplicações com o módulo XBee PRO.

Há três opções de antenas para o XBee:

1) Integrada no chip. Neste caso a energia radiada não é direcional.
2) Com um conector para antena externa;
3) Com uma antena vertical integrada (chicote). Basicamente, isto permite direcionar o feixe.

Usar o módulo é relativamente fácil. Trata-se de um sistema inteligente. Ou seja, o módulo possui lógica de controle que pode aceitar comandos do desenvolvedor. OBS: estes comandos são especificados pelo fabricante.

Para facilitar a vida do desenvolvedor, a MaxStream disponibiliza também um útil programa chamado X-CTU. Este pode ser obtido gratuitamente no site do fabricante. A grosso modo, X-CTU é usado para configurar todos os parâmetros do módulo XBee com apenas alguns cliques de mouse. Pode-se usá-lo também para realizar atualizações de firmware. Para estas tarefas, basta ligar o módulo XBee na porta COM de qualquer PC.

Falando em firmware, alguns pinos do XBee estão atualmente reservados para funções atualmente indisponíveis no software de dispositivo. Quando o fabricante precisar implementar uma nova funcionalidade, utilizarão tais pinos. Depois, será necessário apenas atualizar o firmware.

Wireless Communication with XBee Radios

Fonte:  VIVASEMFIO.com



Escrito por: em componentes Tags: # ,

Comments are closed.